quarta-feira, 3 de outubro de 2018

XAROPE CASEIRO DE GUACO E MEL PARA TOSSE

Esse xarope é uma boa opção caseira
Ingredientes
1 xícara de açúcar
1 litro de água fervendo
16 folhas de guaco lavadas e higienizadas
1 xícara de mel

Modo de preparo
Caramelizar a xícara de açúcar em uma panela funda
Após dourar o açúcar colocar o litro de água fervendo
Colocar as folhas de guaco e mexer bem até desmanchar bem o açúcar
Tampe a panela de deixe ferver por uns 20 minutos as folhas do guaco tem que ficar amolecidas
Deixe esfriar e após passe no coador
Depois de frio acrescente o mel e misture até ficar homogêneo
Tome 1 a 2 colheres de sopa antes de deitar.

ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA

Vamos falar de óleos essenciais? Quem já é adepto à pratica da aromaterapia sempre diz que o óleo preferido é o de lavanda (esse é também o óleo essencial mais utilizado). Isso porque ele tem perfume delicioso e é extremamente versátil. Ele é o melhor óleo anti-stress, pois a lavanda acalma e tranquiliza.
ÓLEO ESSENCIAL DE LAVANDA
Para quem ainda não conhece, óleos essenciais são substâncias voláteis extremamente concentradas, que possuem princípios ativos variados, conforme sua origem. Dependendo da planta, o óleo essencial terá características diferenciadas de aroma, cor e densidade. Para saber mais informações sobre esse mundo maravilhoso dos óleos essenciais, veja esse post.

O óleo essencial de lavanda equilibra o corpo, fisicamente, mentalmente e emocionalmente. Alivia tensão nervosa, estresse e insônia. Pode ser usado puro na pele como cicatrizante e regenerador de tecidos em caso de queimaduras, cortes e acne.

O óleo essencial de lavanda é um dos únicos que podem ser usados diretamente na pele, assim como o óleo de melaleuca (tea tree).

Benefícios do Óleo Essencial de Lavanda
Antisséptico, analgésico, citofilático, antiespasmódico, tônico, cicatrizante, anti-inflamatório,  antiparasítico, relaxante muscular, adstringente, condicionador cutâneo e antidepressivo, desodorante, sudorífero, hipotensor, sedativo. Esse óleo é realmente incrível.

Em que situações o óleo de lavanda pode ser útil?

Peles oleosas, secas, inflamadas e acne
Dor de cabeça
Insônia e agitação
Picadas de insetos e dermatites
Queimaduras e assaduras da pele
TPM e cólicas menstruais
Cabelos opacos e fragilizados
Ansiedade e depressão
Aumento do bem-estar em geral
Óleo Essencial de Lavanda
Dicas de Uso do Óleo de Lavanda

Para aliviar tensão nervosa: 10 gotas no difusor, ou aplique umas gotas direto sobre as têmporas.

Para insônia: 4 gotas de óleo essencial de lavanda no travesseiro. Ou coloque umas gotas no pulso e esfregue. Respire profundamente.

Queimaduras solares ou irritações na pele: 10 gotas de óleo essencial de lavanda em 10 ml de água gelada, e borrifo no local. O alívio é imediato. Pode-se substituir a água gelada por óleo de amêndoas.

Para assaduras de bebê: 4 gotas de para 10ml de óleo de coco (aplique a cada troca de fraldas)

Dor de cabeça de origem nervosa: Coloque 2 gotas em cada têmpora e massageie.

Cólicas menstruais: Utilize 10 gotas de óleo essencial de lavanda em meio litro de água quente, usando uma compressa sobre a barriga por 15 minutos. Ou misturar 9 gotas de em 2 colheres de chá ou 10 ml de óleo de amêndoas doces (ou de semente de uva) e massagear a pelve.

Irritação na garganta: Faça uma inalação do vapor de lavanda (200 ml de água fervendo + 5 gotas de óleo essencial de lavanda). Alivia a irritação na garganta e, junto com o óleo essencial de eucalipto (+5 gotas), é muito eficaz para acalmar a tosse.

Dores musculares: 10 gotas de óleo de lavanda para cada 10 ml de óleo vegetal. Se a dor muscular for muito intensa pode se acrescentar gotas de outros óleos como alecrim, copaíba e tea tree.


Para acne: Com o auxílio de um cotonete, pinge umas 2 gotinhas no cotonete e passe diretamente na acne. Repita o processo 2 vezes ao dia.

Para peles secas e irritadas. Coloque a quantidade de hidratante na sua mão que for usar na pele, pingue duas gotinhas do óleo essencial de lavanda, misture e passe na pele.

Queda de cabelo: Separe 5 ml de um óleo vegetal de sua preferência e acrescente 5 gotas de óleo essencial de lavanda. Misture bem e passe no couro cabeludo massageando bem. Deixe agir por 30 minutos e lave os cabelos normalmente.

Óleo Essencial de Lavanda
É muito importante saber a procedência do óleo essencial de lavanda francesa. Certifique-se se o produto não é misturado com outras essências (por exemplo), pois assim ele não surtirá o efeito completo: o óleo essencial precisa ser puro e natural.

Tem várias marcas boas no mercado: Terraflor, Cativa, Força da terra; mas a minha preferida é a Bioessência.
Onde comprar?
Tem várias lojas online de produtos naturais que vende. Eu particularmente compro meus óleos na Natue: eles têm uma grande variedade de óleos essenciais, e as marcas são confiáveis. (esse aqui é o óleo de lavanda da Bioessência, o meu preferido).

E você, já experimentou o óleo essencial de lavanda?

Atenção: Óleos essenciais não são remédios, e em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.

Fotos: Divulgação
Fonte:https://belezaesaude.com/oleo-essencial-lavanda/


ÓLEO ESSENCIA DE EUCALIPTO

O óleo essencial de eucalipto (Eucalyptus globulus Labill) é nativo da Austrália e se espalhou nos últimos séculos para outras partes do mundo, incluindo Índia, Europa e África do Sul. Embora muitos países produzem óleo de eucalipto em pequenas quantidades, a principal fonte de óleo de eucalipto para o mundo é a Austrália.
PROPRIEDADES DO ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO
Antiviral (Influenza A, Herpes simples e Zoster)
Bactericida (Staphylococcus, Bacillus subtilis e Micrococcus glutatmious)
Fungicida (Cândica albicans)
Anti-inflamatório do sistema respiratório (Ajuda a diminuir a febre em caso de infecções)
Expectorante e mucolítico, para gripes, resfriados, tosse, bronquite, pneumonia, acúmulo de catarro, sinusite, infecções de garganta.
Antisséptico no sistema urinário e diurético — ameniza problemas como cistite e nefrite
Repelente, para mosquitos, pulgas e moscas

DIURÉTICO E DESCONGESTIONANTE 
Composição do Óleo Essencial de Eucalipto
Os óleos de eucalipto são produzidos a partir de mais de 100 compostos diferentes. Seus principais componentes são a-pineno, b-pineno, a-felandreno, 1,8-cineol, limoneno, terpineno-4-ol, aromadendreno, epiglobulol, piperitona e globulol.

BENEFICIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE EUCALIPTO
Óleo Essencial de Eucalipto
Melhora a exaustão mental e estimula a atividade mental, aumentando o fluxo sanguíneo para o cérebro. Melhora a concentração.
O óleo de eucalipto pode ser usado para tratar problemas respiratórios, como tosse, gripe, resfriados, congestão nasal e sinusite.
O óleo de eucalipto é indicado para pele oleosa. Reduz a secreção das glândulas sebáceas e ajuda no processo inflamatório, reduzindo acne e escoriações.
O óleo de eucalipto também estimula a resposta do sistema imunológico, permitindo que os glóbulos brancos do corpo absorvam os nutrientes necessários para lutar contra a doença.
O óleo de eucalipto alivia dores. Aplicação tópica de algumas gotas de óleo de eucalipto pode livrá-lo de suas dores musculares, inflamação, dores de cabeça e enxaquecas. O cineol presente no óleo aumenta a circulação sanguínea e relaxa os músculos. Também acalma instantaneamente seus nervos para lhe dar um alívio imediato da dor e da inflamação.
O óleo de eucalipto também pode ser usado nos cabelos. Melhora a caspa reduzindo a queda de cabelo. Pode ser adicionado em shampoo e condicionadores.
Atua como repelente de insetos, eliminando as moscas, pernilongos e pulgas.
Purifica o ar, deixa o ambiente refrescante e limpo. Mata as bactérias e germes e causam doenças.
Como Usar o Óleo Essencial de Eucalipto

Existem diversas formas de usar o óleo essencial de eucalipto.
Para beleza da pele e cabelos: em cremes, óleos corporais, massagem, banhos, compressas, escalda-pés, argilas e shampoo.
Purificador do ar: difusor elétrico e borrifador (basta colocar umas gotinhas do óleo na água e borrifar o ambiente)
Doenças respiratórias: Inalação. Basta pingar umas gotas na água quente e respirar profundamente. Pingar 2 gotinhas no lenço de papel e respirar.
Para alívio da dor: fazer massagens no local. Use um óleo carreador (óleo vegetal) e acrescente algumas gotas do óleo essencial. Misturar e passar na pele.

O óleo essencial de eucalipto combina bem com:
Alecrim, zimbro, lavanda, hortelã-pimenta, cedro, lemongrass, gerânio, melaleuca, coentro, erva-cidreira, pinho, tomilho.

CONTRAINDICAÇÕES NO USO DE ÓLEO DE EUCALIPTO

Pessoas com pressão arterial elevada e epilepsia devem evitar o uso desse óleo.
O uso excessivo pode provocar dores de cabeça.
As mulheres grávidas não deve usar óleo de eucalipto.
Evitar o uso excessivo em crianças
O óleo essencial de eucalipto não deve jamais ser ingerido.
Onde comprar?
Você pode encontrar o óleo essencial de eucalipto na Natue.

Fotos: Divulgação
Fonte:https://belezaesaude.com/oleo-essencial-eucalipto/


ÓLEO ESSENCIAL DE ALECRIM

O alecrim é uma planta que exala um cheiro forte e agradável. Quando encontrada no formato de óleo essencial, essa erva possui uma série de propriedades terapêuticas. Além de ajudar na saúde, é excelente também para cuidar da pele e dos cabelos.
Propriedades Terapêuticas do Alecrim
Adstringente, estimulante do córtex supra-renal, analgésico, antisséptico, antidiarréico, estimulante gral, tônico cardíaco, hipertensivo, carminativo (ajuda nos gases intestinais), antireumático, antinevralgico, antigota,  estimulante cerebral, sudorífero, parasiticida e cicatrizante.

Utilidades do Óleo Essencial de Alecrim
Alguns dos principais usos do óleo essencial de alecrim estão relacionados à sua ação estimulante para melhorar a memória, a concentração, além de aliviar dores de cabeça. Na pele, esse produto ajuda a aliviar os sinais de acne e celulites. No couro cabeludo, as propriedades do alecrim ajudam no combate à caspa, além de promover o crescimento dos fios.

Como tratamento alternativo, o óleo  pode ser útil para quem sofre com enxaquecas, pressão baixa, retenção de líquidos e incômodos no aparelho respiratório. Além disso, a massagem com esse óleo também ajuda a melhorar a circulação, pois tem efeito calmante e diurético.

Assim como o chá feito com essa planta, o óleo de alecrim também conta com propriedades calmantes para aflições emocionais. Estimulando o córtex adrenal, esse produto é capaz de aliviar os sintomas da depressão e da exaustão nervosa.

Como utilizar o óleo essencial de alecrim?
Nunca utilize o óleo essencial puro na pele. Para massagens, use sempre um óleo carreador. Para inalação, você pode ferver água e em uma xícara, pingar algumas gotas e respirar profundamente. Outra opção é utilizar um aromatizador (à venda em casas especializadas).

Para saber mais sobre os óleos essenciais e como utilizá-los, veja o artigo Aromaterapia: O Poder dos Óleos Essenciais. Algumas formas de uso do óleo de alecrim:

Sistema circulatório: Banhos e massagem
Sistema hepático: Aplicações locais, banhos e massagem.
Sistema nervoso: Inalações, banhos e massagem.
Sistema digestivo: Aplicação local, compressas, banhos e massagem.
Músculos e articulações: Compressas, massagem local, banhos.

ALECRIM PARA QUEDA DE CABELOS
O óleo essencial de alecrim pode ser um bom tratamento coadjuvante para a calvície.

Sabemos que a queda de cabelo pode ser provocada por diversos fatores, mas um dos fatores que mais contribui para que isso aconteça está relacionado com a exposição do nosso corpo aos radicais livres, os quais provocam um envelhecimento acelerado das células e, por consequência, a degeneração do folículo capilar.

O alecrim é extremamente rico em antioxidantes, os quais combatem os radicais livres, sendo, portanto uma boa opção para combater este tipo de problema.

Deste modo podemos dizer que o alecrim é bom tanto para regenerar, tratar a queda e estimular o crescimento do cabelo.

Outra das principais causas da calvície é o excesso de sebo presente no couro cabeludo, assim como a presença do DHT (hormônio responsável pela queda de cabelo, principalmente nos homens). É certo que o alecrim tem propriedades anti-seborreicas e diversos estudos internacionais provaram que também pode diminuir a ação hormonal do DHT.

Como utilizar o óleo essencial de alecrim nos cabelos?
Faça uma infusão com folhas de alecrim bem forte. Faça pouca quantidade (100 ml).  As folhas tanto podem ser secas como ainda verdes. Caso use as folhas ainda verdes, deixe-as na infusão até que a sua cor fique amarelada/desidratada (para que as propriedades sejam extraídas).


Coloque o chá num recipiente com borrifador e pingue 10 gotas de óleo essencial de alecrim. Misture e borrife em todo couro cabeludo, massageie para penetrar o produto. Pode ser usado no cabelo seco, ou no cabelo molhado. Evite usar no comprimento dos fios, use somente no couro cabeludo.

Fazer essa massagem com alecrim 3 vezes por semana. Prolongue o tratamento por 6 meses para notar uma visível diferença.

Contraindicação do uso do óleo essencial de alecrim
Apesar das inúmeras propriedades terapêuticas do óleo essencial de alecrim, seu uso é contraindicado durante a gravidez, em crianças com menos de sete anos, epiléticos e hipertensos.

Onde comprar o óleo essencial de alecrim?
Você pode encontrar os óleos essenciais de alecrim na loja online Natue.

Atenção: Óleos essenciais não são remédios, e em tratamentos médicos devem ser utilizados apenas como coadjuvantes. Os óleos essenciais não devem ser ingeridos.

Fotos: Divulgação

Fonte:https://belezaesaude.com/oleo-essencial-alecrim/

ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA PARA TRATAR OS CABELOS

A canela é um dos aromas mais populares do mundo. Ela é associada com calor e conforto, o que a torna um ingrediente essencial em várias sobremesas e bebidas do outono e inverno. Você provavelmente já a viu a canela em casca ou pó, mas você conhece o óleo essencial de canela?

O óleo essencial de canela pode ser obtido a partir da casca exterior da árvore ou das suas folhas. Por isso, temos o óleo essencial de casca de canela e o óleo essencial de folha de canela.

O óleo de folha de canela e o óleo de casca de canela são ambos derivados da destilação a vapor de cada uma destas respectivas partes. Antes de extrair o óleo da casca, os paus de canela são amassados ​​ou partidos em pequenos pedaços e colocados no interior do balão de destilação, que é ligado ao gerador de vapor e a um condensador, onde o óleo condensa. De lá, passa por um separador onde é coletado.

PROPRIEDADES DO ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA:
Principais Compostos: Linalol (álcool 0,13%), benzaldeído cinâmico (4,73%), furfurol (aldeído), eugenol, metileugenol, safrol (fenóis), cinemo, dipenteno, felandreno e pineno (terpenos) e cinamaldeído (75 a 90%), acetato de cinamil (0,08%), chavicol (0,33%).

ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA PARA OS CABELOS
Se você deseja melhorar a saúde do seu cabelo, a canela pode ajudar muito. O óleo de canela promove a circulação no couro cabeludo. Deixa o fio mais forte e saudável, além de mais resistente à quebra do fio.

BENEFICIOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA:
Hidrata o couro cabeludo;
Proporciona brilho ao cabelo;
Fortalece os fios;
Restaura as pontas duplas;
Combate a caspa;
Combate a queda e estimula o crescimento do cabelo;
Óleo Essencial de Canela para Tratar os Cabelos
Um das propriedades do óleo de canela é estimular o crescimento dos cabelos, pois a canela ajuda a aumentar a circulação sanguínea no couro cabeludo, melhorando, assim, a nutrição dos fios e promovendo maior crescimento capilar. Este óleo também ajuda na redução da quebra dos fios, deixando-os mais fortes e com aspecto mais saudável.

COMO USAR O ÓLEO ESSENCIAL DE CANELA NOS CABELOS
O óleo pode ser aplicado com o uso de máscaras, em conjunto com outros produtos, ou sozinho, sendo aplicado diretamente à raiz.

Óleo Essencial de Canela para Tratar os Cabelos

1) NA MÁSCARA CAPILAR
Separe a quantidade de máscara capilar a ser usada; normalmente uma colher de sopa. Acrescente 3 gotas de óleo essencial de canela, e uma colher de chá de vinagre de maçã. Misture bem. Passe nos cabelos já limpos. Deixe agir por 15 minutos e enxágue bem. As gotinhas do óleo também podem ser usadas no condicionador.

2) NO SHAMPOO
Separe 100 ml de shampoo neutro (comprado em farmácia de manipulação) e adicione 15 gotas de óleo essencial de canela. Misture bem. O shampoo de canela pode ser usado diariamente.

3) PARA TONIFICAR O COURO CABELUDO
Separe uma colher de sopa rasa de óleo vegetal (jojoba, coco ou abacate) e adicione 3 gotas de óleo essencial de canela. Misture. Passe no couro cabeludo e massageie bem. Deixe agir por 10 minutos. Em seguida lave os cabelos.

Fotos: divulgação

Fonte:
https://belezaesaude.com/oleo-essencial-de-canela-cabelos/ 

GUACAMOLE COM IOGURTE GREGO ULTRAZEROPARA O VERÃO

Aprenda a fazer essa iguaria mexicana de forma saborosa e ainda mais leve
Pratos leves e frescos: essa é a grande pedida para os dias quentes de verão e a melhor forma de manter o bem-estar do nosso corpo durante as altas temperaturas.

Já que a estação mais quente do ano está só no começo, que tal aproveitá-la com um delicioso guacamole feito especialmente com iogurte Vigor Grego Zero Açúcar? À base de abacate e temperos, o prato típico da culinária do México é uma opção saudável para lanches, entradas, acompanhamento de salada, e fica ainda mais saboroso e consistente com a adição do iogurte grego ultrazero em seu preparo. A dica é comê-lo acompanhado de tortilhas de milho, torradas ou chips diversos.

Confira a receita.
GUACAMOLE COM IOGURTE GREGO ULTRAZERO
Serve 4 pessoas.

Ingredientes

2 xícaras de abacate maduro picado

½ cebola roxa média picada

¼ de xícara de Vigor Grego Zero Açúcar

1 tomate picado

suco de ½ limão-taiti

3 colheres de sopa de coentro picado

sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

1.      Em uma vasilha média, amasse o abacate com um garfo. Tome cuidado para que ele não vire uma papa.
2.      Em seguida, adicione a cebola e o Vigor Grego Zero Açúcar, e misture bem.
3.      Complete com o restante dos ingredientes, adicionando o tomate, o suco de limão, o coentro, sal e pimenta a gosto.
 4.      De preferência, sirva imediatamente. Se não for possível, cubra com papel filme e mantenha refrigerado. Tenha certeza de que o papel filme toque na superfície do guacamole, para evitar oxidação.

Foto: Divulgação