O KETCHUP
Ahhh... o ketchup... tem os que amam e os que não toleram! Podemos fazê-lo em casa menos doce e com mais gosto de tomate e mais saboroso.
Para uma versão rápida: pega-se extrato de tomate, vinagre, açúcar, sal e pimenta do reino e coloca-se num shaker, sacode-se e o colocamos na geladeira por algumas horas.
Para uma versão clássica: pega-se tomates frescos, bem maduros, tira-se as peles e sementes, depois os levamos a cozinhar lentamente colocando os temperos de nossa escolha (alho, cebola, louro, tomilho...). Em seguida, acrescentamos o vinagre e o açúcar, todos dois indispensáveis para a realização do ketchup. Deixa-se cozinhar em fogo lento por umas duas horas. Se você gostar do ketchup mais apimentado ou condimentado, não hesite em colocar uma colherinha de especiarias (curry, por exemplo) ou Tabasco. Aliás, existe um grande número de ketchups diferentes em supermercados, eles servem de inspiação para o nosso caseiro.
A MAIONEZE
A maionese é um clássico em matéria de molhos e, no entanto, não a fazemos nunca ou pelo menos, raramente. Ela é fácil de ser feita, não precisa nenhum toque de magia...
Para fazê-la é preciso bater bem as gemas com a mostarda, temperar com sal, pimenta do reino e um pouco de suco de limão (facultativo). Em seguida, você vai incorporar lentamente o óleo, batendo. A maionese está pronta quando sua consistência está bastante firme. Pode acompanhar carnes, ovos cozidos, sanduíches, salada de legumes, frango, camarões, enfim, tudo! E se você gostar de ketchup, você pode misturar uma colher de maionese e uma de ketchup e fazer um molho coquetel. Se gostar, coloque molho tipo Worcestershire (molho inglês) ou de Tabasco para condimentar um pouco mais... um molho que acompanha maravilhosamente camarões, carnes frias, hamburguer e dips de legumes.
O MOLHO BARBECUE
Para fazê-lo em casa, nada mais simples: refogar uma cebola batidinha em azeite durante 30 minutos, lentamente. Colocar um dente de alho amassado, um pimentão vermelho cortado finamente e todos os condimentos necessários: mel, concentrado de tomates, ketchup, molho Worcestershire (molho inglês), mostarda, sal, pimenta do reino e vinagre. Cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre. Deixar esfriar e servir!
O MOLHO DE IOGURTE
O MOLHO BÉCHAMEL
O molho barbecue ou BBQ é um molho famoso nos Estados Unidos. Um molho escuro, adocicado, de gosto defumado. Ele acompanha muito bem os grelhados, as salsichas e as fritas, mas também serve como marinada (uma costelinha marinada nele antes de ser assada, é tudo de bom...). Ele é ideal para acompanhar os Ribs, por exemplo, e as asinhas de frango mexicanas, assadas com ele e coentro... perfeitas... acompanhadas de uma sala da de abacates!
Para fazê-lo em casa, nada mais simples: refogar uma cebola batidinha em azeite durante 30 minutos, lentamente. Colocar um dente de alho amassado, um pimentão vermelho cortado finamente e todos os condimentos necessários: mel, concentrado de tomates, ketchup, molho Worcestershire (molho inglês), mostarda, sal, pimenta do reino e vinagre. Cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre. Deixar esfriar e servir!
O MOLHO DE IOGURTE
O molho de iogurte é um molho leve que se personalisa de acordo com o gosto de cada um. Ótimo para temperar legumes crus, saladas, sanduíches mas também para molhar seus chips de legumes ou dips.
Para fazê-lo em casa: um pote de iogurte natural (clássico ou a 0%), uma colher (de café) de mostarda, uma colher (de café) de suco de limão, sal, pimenta do reino e uma cebolinha fresca picadinha, ou outra erva de sua preferência. Misture tudo muito bem e deixe descansar na geladeira por uma hora. Se você não tiver tempo de deixar repousar, não tem problema. Você pode também incrementá-lo com outros temperos a seu gosto. É um molho saudável e muito pessoal quanto aos temperos... Aproveite para usá-lo em suas saladas tornando-as ainda mais saudáveis!O MOLHO BÉCHAMEL
O molho béchamel é um molho branco, quente preparado a partir de uma mistura de farinha e manteiga (roux), cozida com leite. A quantidade de manteiga e farinha deve ser igual e a quantidade de leite depende da consistência desejada do molho. Deixa-se engrossar lentamente em fogo baixo, mexendo sempre. Depois colocamos pimenta do reino (de preferência branca para um molho mais suave) e noz moscada (se gostar). Se quisermos um molho mais líquido basta acrescentar leite... Este molho é usado em muitos pratos, como lasanha, croque-monsieur, endívias com presunto, escondidinhos, gratinados e em muitos outros pratos... É um moho clássico, realmente simples de ser feito e básico para muitas receitas!
O MOLHO TÁRTARO
O molho tártaro é um molho bem condimentado, preparado à base de maionese. Colocamos nela um "bouquet garni" fresco, picadinho (cebolinha, salsa, estragão, cerefólio...), alcaparras e picles picados finamente. É um molho que acompanha muito bem peixes, grelhados e carnes vermelhas, e faz parte da série de molhos servidos com fondue bourguignonne (fondue de carne). Deve ser servido bem fresco, principalmente!
O MOLHO DE PIMENTA EM GRÃOS
O moho de pimenta em grãos é o molho mais apreciado para acompanhar todas as carnes vermelhas: Tournedos, magret de canard (delícia!), picanha assada, rosbife, medalhão, filet chateaubriand...
Para prepará-lo: um caldo de carne (pode ser da carne que foi grelhada...), creme de leite (ou farinha torrada para engrossar), pimenta do reino em grãos (a verde é perfeita e a melhor...) e deixa-se cozinhar por alguns minutos. Podemos acrescentar vinho tinto ou conhaque no fim do cozimento, se quisermos dar um toque especial ao nosso molho, que deve ser servido quente.
Você pode variar as pimentas em grãos: verde, vermelha, prata ou branca. Este molho é simplesmente delicioso e fácil de ser feito! Experimente !
O MOLHO DE QUEIJO
O molho de queijo pode ser servido para acompanhar uma carne vermelha, peixe ou simplesmente doritos para o aperitivo, tudo depende do queijo escolhido. Por exemplo: para acompanhar os doritos, escolhemos um queijo tipo cheddar. Para a carne vermelha escolhemos um queijo mais forte como o Roquefort ou Gorgonzola. O molho de queijo também é ideal para acompanhar massas, legumes, como o brócolis ou couve-flor gratinados.
Para fazer este molho: derreter a mesma quantidade de manteiga e farinha numa panela, em seguida colocar um copo de leite, temperar e por fim o queijo de sua escolha, previamente ralado. Deixar fundir, mexer com um fouet e parar o cozimento quando a consistência do molho lhe agradar. Servir a seguir, bem quente.
O PESTO
O pesto é uma reparação à base de manjericão, azeite, alho, pinolis e parmesão ralado. É uma receita italiana, muito conhecida e apreciada em muitos países. Serve para temperar massas, nhoques, sopas e meso cakes, pizzas ou carpaccios. Existe até uma variante do pesto, o Pesto rosso (pesto vermelho), à base de tomates secos. Qualquer que seja o pesto que você prepare, você vai adorar em seus pratos do cotidiano, mas também em torradas para o aperitivo.
Você pode preparar um delicioso frango ao pesto, em menos de 10 minutos por exemplo. Refogue um pouco de cebola batida, em azeite, coloque seu bife de frango cortado em cubos, refogue bem tudo, acrescente o pesto e um pouco de creme de leite fresco. No momento de servir, coloque alguns tomates cerejas cortados ao meio e está pronto. Uma receita rápida e gostosa.
Existe também uma receita rápida de pão para aperitivo: fatiar um pão branco redondo sem ir até o fim, colocar o pesto, queijo ralado e passar no forno por 10 minutos. Obtem-se um gostoso e divertido "pão ouriço" para saborear... Simpático, não?
O MOLHO DE TOMATE
O molho de tomate é o molho ideal , perfeito para comer suas massas. A receita para se fazer em casa não é complicada, só exige um pouco de tempo, nada de impossível.
Para fazê-la basta tirar a pele e sementes de alguns tomates bem maduros e picá-los grosseiramente. Refogar uma cebola batida e alho amassado em azeite, acrescentar os tomates, um pouco de açúcar, temperos e ervas à sua escolha. Colocar sal, pimenta do reino e uma pitada de cravo em pó. Deixar cozinhar em fogo brando por 10 minutos, mexendo o tempo todo. Cobrir e deixar cozinhar em fogo baixíssimo por uma hora (mexa de vez em quando). Se você preferir um molho liso, sem pedacinhos de tomates, passe-o pelo coador, mas não pelo liquidificador (seu molho correria o risco de perder sua linda cor vermelha). Você pode fazer quantidade maior e congelar para usar quando precisar.
MOLHO BRANCO COM NOZES
INGREDIENTES
- 100 g de manteiga;
- 1 dente de alho;
- azeite a gosto;
- 1 cebola ralada;
- 1 sachê de caldo de galinha;
- 3 colheres (das de sopa) de farinha de trigo;
- 1 lata de creme de leite;
- 1 l de leite;
- 100 g de queijo fundido;
- noz moscada;
- nozes picadas a gosto.
PREPARAÇÃO:
ETAPA 1
Aqueça o azeite e frite o alho. Acrescente a manteiga e a cebola.
Misture o sachê de tempero à farinha.
Quando o líquido da cebola secar, acrescente a farinha e deixe dourar.
Retire do fogo e junte 1 xícara de leite. Desmanche a pasta de farinha. Acrescente o leite restante e torne a levar ao fogo até engrossar.
Quando já estiver quase no ponto, acrescente o queijo fundido e a noz moscada. Deixe encorpar.
Retire do fogo e junte o creme de leite e as nozes.
MOLHO DE MOSTARDA E MEL
INGREDIENTES
1/2 cebola pequena
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva
4 colheres (sopa) de mostarda de Dijon
3 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de gengibre picado
PREPARAÇÃO:
ETAPA 1
Descasque a cebola, pique-a e coloque, no copo do liquidificador. Junte o azeite de oliva, a mostarda, o mel e o gengibre. Bata por 1 minuto.
Sirva com carne assada.
fotos: divulgação
fonte:
http://www.receitas-sem-fronteiras.com/artigo-slideshow-964-12-10-molhos-indispensaveis-para-fazer-em-casa.htm#anchor
Sem comentários:
Enviar um comentário